O BRASIL É MAIOR DO QUE TUDO.
O Brasil está forjando a sua democracia, aos trancos e barrancos, mesmo com políticos indignos e grande parte de eleitores imaturos e conduzidos. O desafio agora é ficar atento aos planos da bolivarização do país, constantes claramente do termos do Forum São Paulo. Eu não acredito esse seja o caminho, pois implicará fatalmente em controle da imprensa, instituição de odiosos "conselhos" populares, logicamente aparelhados. E também a perpetuação do poder à custa de benesses aos políticos e aos mais humildes. Mas daí a sair pregando o ódio entre classes, entre regiões, vai longe. A luta tem de ser a do bom combate, no debate, no convencimento, vejam vocês que foi por muito pouco e Aécio venceria. 33% apenas dos brasileiros votaram em Dilma, considerando-se o total dos eleitores cadastrados. A grande prova agora será fiscalizar o governo Dilma, manter atenta oposição e continuar denunciando as irregularidades. Se provadas as acusações, o impeachment é o caminho. Já tivemos um com Collor e provou ser salutar. A democracia agradeceu. E continuamos nosso caminho.
NÃO PODEMOS FICAR AGREDINDO O POVO NORDESTINO. No meu pensar o nordestino é uma vítima de um sistema atroz que o colocou como massa de manobra de políticos através de toda a história do Brasil. Ele não é nada além de vítima de políticos canalhas. O povo nordestino, que eu admiro pela alegria de vida mesmo na penúria e nas agruras da vida, é capaz de nos dar bela música tangida na alegria do viver e trabalhar na dificuldade. É um povo sofrido e lutador que eu respeito e pelo qual tenho um tipo de amor, mesmo vivendo aqui na distância. E não é diferente do povo sofrido do interiorzão do Paraná ou do Mato Grosso. Vejam o mapa da votação disponível na Gazeta, os municípios em vermelho são os que votaram maciçamente em Dilma. Veja as regiões do Paraná que preferiram Dilma, estão lá nos grotões, nas zonas esquecidas há décadas pelos nossos governantes. Ou estão nos arrabaldes das cidades. São pessoas simples que acreditam piamente nas promessas da politicagem, são vítimas, eternas vítimas. Vamos separá-los do nosso viver, formar um país com Curitiba e os municípios mais prósperos, numa especie de odiosa discriminação ou vamos finalmente tomar vergonha na cara e integrá-los, dar a eles o progresso que estão a merecer ? Vamos viver para sempre fechados, trancados em nossos "palácios" ou vamos acordar para a necessidade de integrar essa gente e fazê-lo ter a mesma vida que temos ? Parem de se agredir, de dizer asneiras, o Brasil é um só e não pode e nem irá se separar. Mesmo porque seria um banho de sangue. Imaginem vocês os exércitos estacionados em São Paulo se rebelando e os demais estados indo à luta contra eles, lembrando a Constitucionalista de 1932 ! Ou o povo do sul do país indo às ruas e os exércitos lá estacionados reprimindo porque se mantiveram leais ao governo ! Porque essas coisas não se fazem sem a participação do exército, nem sonhem com isso ! Ou se faz um plebiscito, como se fez na Escócia recentemente, ou se faz pela força das armas. E eu não quero de volta a ditadura. Nem da esquerda, nem da direita. Temos de fortalecer nossa democracia. Você, brasileiro, crie vergonha e lute pelas instituições, pela continuidade do processo, pelo aprendizado através das eleições, ainda que às vezes erremos. O papel constitucional das Forças Armadas é defender o país de ameaças, ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO,. e isso inclui lutar contra a partilha da Nação em blocos. O Exército deve defender a unidade da Nação, afinal seu patrono é o Duque de Caxias, que venceu inúmeras sedições e manteve o país com as fronteiras que tem hoje. Honremos esses nomes, honremos ao Barão do Rio Branco e a Caxias, não falemos idiotices segregacionistas e separatistas.
Tenho orgulho do Brasil da forma como ele está, com a maravilha da Amazônia, as belezas das praias nordestinas, a riqueza do pantanal, a pujança de São Paulo, as delícias ventosas dos Campos Gerais do Paraná e o verdejante pampa gaúcho. O Brasil cuja música jamais será a de um estado ou de uma região, mas a de um povo. Os governos vão e vêm ao sabor dos ventos e das eleições, o Brasil permanece, íntegro e belo, sendo forjado ainda que lentamente pela força de seu povo, uma mescla inigualável e rica de todos os sangues do mundo. Nordestinos, nortistas, paulistas, cariocas, mineiros, paranaenses e gaúchos, para mim são todos exemplares perfeitos de brasileiros !
Paulo José da Costa



